Projeto Mobilizador

Biblioteca Escolar: construção de uma rede de informação para o Ensino Público

Propõe o estabelecimento de um amplo esforço nacional, visando promover maior qualidade no ensino público através da criação e implantação de uma rede de informação dinâmica e eficaz. Indica que o país há muito tempo, se recente da falta de bibliotecas nas escolas, embora dados oficiais mostrem que há um vertiginoso crescimento da oferta de acervo nas escolas de ensino básico em detrimento a promoção de serviços que permitam o acesso aos saberes existentes nas coleções distribuídas. Destaca que a oferta de um serviço eficiente de informação para a formação de autonomia crítica do cidadão brasileiro perpassa pela concepção de uma competência informacional, função também da biblioteca escolar. Aponta as estratégias a serem adotadas para execução da proposta, com destaque para todos os possíveis parceiros e responsáveis. Elenca indicadores que permitirão avaliar o projeto.

Projeto Guia de Bibliotecas do Estado do Ceará

O Guia de Bibliotecas do Estado do Ceará, volume 1, contempla cerca de 200 (duzentas) bibliotecas públicas municipais do nosso Estado,
colocando a disposição dos pesquisadores e demais interessados, um instrumento de pesquisa mostrando que o Ceará tem um oásis de conhecimento nos municípios que o compõem, fazendo de suas bibliotecas publicas municipais, não importando o tamanho, fonte de pesquisa para nossos alunos e munícipes cearenses.

Baixe o arquivo  GUIA DAS BIBLIOTECAS DO ESTADO DO CEARÁ.pdf

Cartilha do Bibliotecário

A Cartilha do (a) Bibliotecário (a) é um guia de bolso, que está disponível no CRB-3 para todos e todas, com informações importantes como a Lei n° 4.084, de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula o seu exercício, o Decreto-Lei nº 56.725/65, de 16 de agosto de 1965, que regulamenta a profissão, além do Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro,
dentre outras.

Segundo o Código de Ética, é necessário “conhecer a legislação que rege o exercício da profissão de Bibliotecário em vigor, para cumpri-la corretamente e colaborar para seu aperfeiçoamento.” E nesta cartilha, você encontrará subsídios para torna-se um profissional compromissado com a classe, bem como conhecedor da legislação vigente.

Valorizar, honrar e dignificar a profissão é dever de todo bibliotecário. Para tanto, é preciso que a categoria conheça, ajude a fiscalizar e lute pelo cumprimento da legislação que regulamenta a nossa atividade profissional. Somente sabendo quais são os nossos direitos é que poderemos preservá-los e, sobretudo, ampliá-los. Portanto, desejamos que você faça bom uso deste material. Boa leitura!

Baixe a Cartilha Bibliotecario 2019