[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Autos

O Processo de fiscalização se destina a prevenir, reprimir e punir violações às regras legais atinentes à profissão garantindo aos profissionais que o mercado de trabalho do Bibliotecário não seja explorado por profissionais de outras áreas. Mas para que se possa afirmar que uma determinada Instituição esteja obedecendo ou não a Lei é preciso que o fiscal do CRB explique por escrito à situação por ele identificada em suas visitas.

Nesse sentido, o fiscal utiliza dois tipos de relatórios que chamamos de Autos:

  1. Auto de constatação: nele o fiscal anota se o local visitado possui ou não biblioteca, se a biblioteca tem uma boa estrutura física, se é bem organizada, limpa, iluminada etc. O que o fiscal considerar importante documentar ele pode anotar no Auto de Constatação (coisas boas e/ou ruins).
  2. Auto de Infração: o fiscal utiliza apenas quando a Biblioteca da Instituição não conta com profissional Bibliotecário, ou seja, quando a Instituição está infligindo a Lei 4084/62, Decreto 56.725/65, Lei no 9.674 e Resolução CFB no 33/2001.

Somente após a lavratura do Auto de Infração é que se dá início ao processo administrativo.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”40px”][vc_tta_tour][vc_tta_section title=”Jan/Fev” tab_id=”jan-fev”][vc_column_text]

Período: Janeiro – Fevereiro

Trabalho realizado pela Fiscal Bibliotecária que além do trabalho in loco, também realiza tarefas de fiscalização por advertência através de correspondências.

INSTITUIÇÕES VISITADAS 51
AUTOS DE CONSTATAÇÃO 18
AUTOS DE INFRAÇÃO 0
PROCESSOS INICIADOS 01
PROCESSOS EM ANDAMENTO 04
PROCESSOS CONCLUÍDOS 0

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Março” tab_id=”marco”][vc_column_text]

Período: Março

No mês de março a fiscalização focou as prefeituras de todos os municípios que fazem parte da nossa jurisdição. Ao todo, foram expedidos 408 ofícios que informam aos prefeitos a obrigatoriedade da contratação do profissional bibliotecário nas escolas e órgãos públicos que possuem bibliotecas.

Além das prefeituras o CRB3/FISC expediu 62 outros ofícios que vão desde cobranças a diretores que estão com suas bibliotecas irregulares, profissionais com alguma pendência, como também ofícios de congratulações às instituições regulares, com profissional bibliotecário.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Abril” tab_id=”abril”][vc_column_text]

Período: Abril

Obs: No mês de abril ocorreu a 12ª Bienal do Livro e o CRB-3 participou ativamente durante os 10 dias de programação divulgando os trabalhos realizados, recebendo denúncias e sugestões de todos os profissionais que compareceram ao stand. A fiscalização in loco teve que ser interrompida por 2 semanas devido a fiscal do CRB-3 precisar se ausentar por motivos de saúde.

INSTITUIÇÕES VISITADAS 09
BIBLIOTECAS COM BIBLIOTECÁRIOS 04
BIBLIOTECAS SEM BIBLIOTECÁRIOS 05
AUTOS DE CONSTATAÇÃO 01
AUTOS DE INFRAÇÃO 03
PROCESSOS INICIADOS 0
PROCESSOS EM ANDAMENTO 04
PROCESSOS CONCLUÍDOS 0
OFÍCIOS CRB-3/FISCALIZAÇÃO 04

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Maio” tab_id=”maio”][vc_column_text]

Período: Maio

Obs: No mês de maio a fiscalização de fato ficou restrita a cobranças de profissionais em débito com o CRB-3. Tivemos uma resposta considerável no número de profissionais que responderam aos e-mails “Lembrete” pedindo os boletos para se regularizarem. Já as visitas às instituições de Juazeiro/CE e Picos/PI foram realizadas pelo Presidente do Conselho e serviram para a fiscal identificar pelos cadastros, os locais que estão regulares e irregulares. O número de Instituições com cadastro efetuado nessas visitas foram 10 as demais (06) o cadastro não pode ser feito por falta de pessoal autorizado a prestar as informações necessárias. Nos meses de Abril e Maio não tivemos plenária o que acarretou na paralisação dos processos.

INSTITUIÇÕES VISITADAS 16
BIBLIOTECAS COM BIBLIOTECÁRIOS 05
BIBLIOTECAS SEM BIBLIOTECÁRIOS 05
AUTOS DE CONSTATAÇÃO 0
AUTOS DE INFRAÇÃO 0
PROCESSOS INICIADOS 01
PROCESSOS EM ANDAMENTO 04
PROCESSOS CONCLUÍDOS 0
OFÍCIOS CRB-3/FISCALIZAÇÃO 33

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Junho” tab_id=”1499196231257-0161b0d9-9f1f”][vc_column_text]

Período: Junho

 

INSTITUIÇÕES VISITADAS 10
BIBLIOTECAS COM BIBLIOTECÁRIOS 09
BIBLIOTECAS SEM BIBLIOTECÁRIOS 01
AUTOS DE CONSTATAÇÃO 08
AUTOS DE INFRAÇÃO 10
PROCESSOS INICIADOS 10
PROCESSOS EM ANDAMENTO 10
PROCESSOS CONCLUÍDOS 03
OFÍCIOS CRB-3/FISCALIZAÇÃO 28

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Julho” tab_id=”1502195685144-bae5730b-1391″][vc_column_text]

Período: Julho

Com o início das férias nas instituições de ensino, a fiscalização deu sequência a cobrança dos profissionais que estão com anuidades em atraso. 122 e-mails Lembrete foram enviados, 15 profissionais responderam querendo negociar a dívida. Não foi possível fazer o cadastro em nenhuma das 03 instituições visitadas, pois a primeira não estava funcionando naquele dia, a segunda não possuía biblioteca e na terceira a biblioteca está temporariamente desativada.

INSTITUIÇÕES VISITADAS 03
BIBLIOTECAS COM BIBLIOTECÁRIOS 01
BIBLIOTECAS SEM BIBLIOTECÁRIOS 01
AUTOS DE CONSTATAÇÃO 00
AUTOS DE INFRAÇÃO 00
PROCESSOS INICIADOS 00
PROCESSOS EM ANDAMENTO 10
PROCESSOS CONCLUÍDOS 01
OFÍCIOS CRB-3/FISCALIZAÇÃO 21

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Out/Dez” tab_id=”out-dez”][vc_column_text]PERÍODO OUTUBRO-DEZEMBRO

O mês de outubro teve início com uma nova fiscal. Foi feito um levantamento das bibliotecas fiscalizadas, bibliotecários em dia com o Conselho para liberação para votação, organização de pastas e processos de bibliotecas, cadastro de bibliotecas já fiscalizadas no sistema SPW, visita ao MPU e elaboração de projeto de parceria. Planejamento de fiscalização para 2018 com projeção de metas, leitura de denúncias e encaixe no mapa de fiscalização, leitura de Leis e treinamento no programa SPW. Viagem a Juazeiro do Norte 20 a 24 de novembro de 2017.

INSTITUIÇÕES VISITADAS 15
BIBLIOTECAS COM BIBLIOTECÁRIOS 03
BIBLIOTECAS SEM BIBLIOTECÁRIOS 07
AUTOS DE CONSTATAÇÃO 01
AUTOS DE INFRAÇÃO 04
PROCESSOS INICIADOS 01
PROCESSOS EM ANDAMENTO 00
PROCESSOS CONCLUÍDOS 00
OFÍCIOS CRB-3/FISCALIZAÇÃO 00
ENTREGA DE IDENTIDADES 04

[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tour][/vc_column][/vc_row]